segunda-feira, 22 de junho de 2009

LAMPP em 5 minutos?

Introdução.

Sim é possível, oque você acha de instalar o Apache, Mysql, Perl e PHP em 5 minutos e levar de brinde o Phpmyadmin, Phpsqlitadmin, Webalizer e proteger os diretórios da sua aplicação Web, você deve estar se peguntando se é possível? a resposta é SIM, existe um projeto muito bacana, livre e aberto chamado XAMPP, o pessoal denomina Apache Friends, esse projeto tem como objetivo instalar um pacote de softwares responsáveis em tornar qualquer computador apto a ser um Servidor Web, dando recursos necessários para tal feito, sendo possível em Linux e Windows.

Pacotes.

1- XAMPP www.apachefriends.org (baixe o mais atual)

Instalação.

Normalmente eu baixo meus sources no /usr/src, entre aonde foi baixado e faça o comando abaixo:
# tar -zxvf xampp-linux-1.7.1.tar.gz -C /opt

Pronto, instalado agora é só entrar em /opt/lampp e dar o seguinte comando para iniciar o xampp
# ./lampp start

DICA

No site explica porque o nome XAMPP e LAMPP, não vou entrar nesse mérito. O XAMPP instala varias bibliotecas uteis como a GD, Openssl, então vale adiciona-las ao sistema, fazendo o seguinte:
Edite o arquivo /etc/ld.so.conf e adicione a seguinte linha no fina dele, /opt/lampp/lib e execute o seguinte comando ldconfig, para atualizar as bibliotecas.
Eu uso Slackware, para inicializar automaticamente, edite o arquivo /etc/rc.d/rc.local e adicione a seguinte linha nele, /opt/lampp/./lampp start.(Sem o ponto final que é do texto)
E para terminar, para não dar nenhum conflito desinstale o Apache, Mysql que tenha na sua maquina antes de inicializar o XAMPP.

Até a próxima, qualquer duvida estarei a disposição para ajudar.

Nenhum comentário:

Zimbra migração da base Ldap ou Ldap com Active Directory para outro Servidor Zimbra.

Introdução É bem simples, é só seguir os passos abaixo. Exportação dos Dados: $ su - zimbra   $ /opt/zimbra/openldap/sbin/slapcat ...