terça-feira, 23 de junho de 2009

Mysql, comando via console, parte 2.

Dando continuidade ao artigo anterior, esse artigo tem por objetivo descrever novos comandos, porem um pouco mais avançados, vale salientar que os comandos são bastantes flexíveis trazendo a tona uma gama de possibilidades de usar, cabendo a cada um usar a criatividade. Porem tomar muito cuidado com alguns comando aqui descrito, pois no console não tem crtl+z. Como já disse anteriormente muito cuidado com os comandos, faça-os após ter certeza do que está fazendo. Abaixo segue a lista de comandos e um breve comentário de cada um:

mysql> create user usuario;
Comando utilizado para criação de um usuário que será utilizado para a conexão com nosso Banco de Dados, pois não é aconselhável usar o root do mysql para fazer tal serviço, principalmente se for para conexão em paginas da internet.
mysql> GRANT ALL PRIVILEGES ON banco_de_dados.* usuario@localhost IDENTIFIED BY 'senha' WITH GRANT OPTION;
O comando acima descrito, dá todos os privilégios ao nosso usuário criado internamento no Mysql, para ele poder fazer todas as transações possíveis como incluir, excluir, alterar, listar dados dentre outras.
mysql> flush privileges;
Comando para dar funcionalidade ao comando acima.
mysql> drop tabela;
Comando utilizado para apagar uma tabela.
mysql> drop banco_de_dados;
Comando utilizado para apagar um Banco de Dados.
mysql> select * from tabela;
Comando sql que mostra todos os dados da Tabela.
mysql> select * into outfile 'arquivo.txt' from tabela;
Exporta todos os dados da tabela para o arquivo txt arquivo.txt.
mysql> select distinct nome from tabela;
O comando acima lista todo o conteúdo da tabela, com referencia ao campo nome, porem ele não repete os nomes se o mesmo tiver mais que uma ocorrência.

Muito cuidado com os comandos, e dependendo da versão do seu Mysql alguns comandos tem que ser em maiúsculo, até o próximo e que a força esteja com você.

Nenhum comentário:

Zimbra migração da base Ldap ou Ldap com Active Directory para outro Servidor Zimbra.

Introdução É bem simples, é só seguir os passos abaixo. Exportação dos Dados: $ su - zimbra   $ /opt/zimbra/openldap/sbin/slapcat ...