terça-feira, 19 de agosto de 2014

Aumentando a Segurança do Lampp, parte 1


Introdução

Segurança em aplicativos que ficam a disposição pública nunca é demais, em paginas de internet principalmente, porque existem diversos "aspirantes" hackers, querendo invadir, danificar ou fazer qualquer coisas que você não vai gostar depois que descobrir da maneira mais chata, que é saber que seu site ou servidor foi comprometido. Abaixo será descrito algumas medidas de segurança, algumas maneira de dificultar qualquer maneira de ataque.



Proteção:


Há diversas maneiras de fazer proteção dos dados e integridade de uma aplicação web, a primeira delas é a boa escolha de uma boa linguagem de programação e fazer um código bem estruturado, deve-se ter cuidado com excesso de segurança pois pode deixar a aplicação lenta, abaixo segue uma medida de segurança básica:
crie nos diretórios que você quer proteger da sua aplicação um arquivo .htaccess (do mesmo jeito que está descrito aqui com o ponto no inicio, que transforma em arquivo oculto no linux) exemplo:
/opt/lampp/htdocs/sua_aplicação/.htaccess ou subdiretórios /opt/lampp/htdocs/sua_aplicação/arquivos/.htaccess, o conteúdo desse arquivo:

AuthType Basic
AuthName "Documentos Protegidos"
AuthUserFile /opt/lampp/etc/users.apache
Require valid-user

Feito o passo anterior, agora vamos fazer umas mudanças no httpd.conf que fica no diretório /opt/lampp/etc/, porem as configurações já vêem prontas vou mostra-las para efeito de continuidade do processo.


Nenhum comentário:

Zimbra migração da base Ldap ou Ldap com Active Directory para outro Servidor Zimbra.

Introdução É bem simples, é só seguir os passos abaixo. Exportação dos Dados: $ su - zimbra   $ /opt/zimbra/openldap/sbin/slapcat ...